Coralnet.com.br - Página principal

Com o Santa Cruz das arquibancadas para o Mundo - desde 1996

Plantão de Notícias

61,8

Classifique:

Futebol Profissional

Com mudanças, formato do Pernambucano 2016 é aprovado

Publicado: quarta-feira,7 de outubro de 2015, às 07:10
Por: Redação CoralNET

Clauber Santana/Folha PE

A fórmula de disputa do Campeonato Pernambucano 2016 foi definida. Após mais de duas horas de reunião e muita indefinição, na Sede da FPF, ontem, os doze clubes da Série A1 aprovaram o formato do Estadual com algumas mudanças, principalmente para as equipes do interior. Enquanto Náutico, Santa Cruz, Sport e Salgueiro, por estar nas principais divisões do futebol brasileiro e na Copa do Nordeste – a exceção do Timbu – entrarão apenas no Hexagonal do Título.

A principal proposta da Federação Pernambucana de Futebol era iniciar a competição em dezembro, com oito clubes. No entanto, sem o Todos com a Nota, as equipes intermediárias, com medo de prejuízo, não aceitaram. Assim, ficou definido que o começo da competição será apenas em janeiro. “Teríamos três meses de despesas e sem aumento de cota. Não aceitamos isso porque não teríamos condições”, afirmou o presidente do Serra Talhada, José Raimundo.

Com o consenso do início da competição, ficou decidido que os oito clubes serão divididos em dois grupos de quatro. O melhor de cada chave se classifica para o Hexagonal do Título e garante uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Esta fase será realizada até o dia 27 de janeiro, em oito datas.

O Hexagonal do Título segue no mesmo molde desta temporada. Náutico, Santa Cruz, Sport e Salgueiro somando as duas equipes classificadas da primeira fase se enfrentam em jogos de ida e volta. Os quatro melhores avançam para as semifinais, também em dois confrontos, assim como na final.

Após a resolver as questões burocráticas do Campeonato Pernambucano 2016, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, comemorou a decisão das equipes. Embora a proposta inicial fosse com o início da competição em dezembro. Contudo, o mandatário entendeu a argumentação dos interioranos.

“Os clubes aprovaram essa fórmula em oito datas na primeira fase, e não em 13 datas. As equipes do interior alegaram que teriam prejuízo jogando 45 dias. Por isso, optaram por esse modelo diminuindo as datas”, afirmou Evandro Carvalho.

SAIBA MAIS

Através do critério técnico, a FPF definiu os grupos da primeira fase do Estadual 2016. Em uma chave estará Central, Porto, Atlético/PE e o campeão da Série A2. Na outra ficará Serra Talhada, Pesqueira, América e o vice-campeão da Série A2. A Federação espera divulgar a tabela do Campeonato Pernambuco até a próxima semana.

Compartilhe:

Com mudanças, formato do Pernambucano 2016 é aprovado

* Os comentários são de total responsabilidade dos internautas. Não toleramos mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.