Coralnet.com.br - Página principal

Com o Santa Cruz das arquibancadas para o Mundo - desde 1996

Plantão de Notícias

51,5

Classifique:

Futebol Profissional

Há exatos dez anos, o Santa Cruz virava sobre a Portuguesa e conquistava o acesso à Série A

Publicado: quinta-feira,26 de novembro de 2015, às 20:06
Por: Daniel Lima

Um dia inesquecível e difícil de sair da memória dos tricolores. Há exatos dez anos, no dia 26 de novembro de 2005, o Santa Cruz, do técnico Givanildo Oliveira, virou o jogo sobre a Portuguesa/SP com gols do atacante Reinaldo, artilheiro daquela Série B (16 gols), no Mundão do Arruda, e venceu por 2 a 1 conquistando o acesso à Série A. Além disso, faltou pouco para o título brasileiro, embora os mais de 63 mil fãs corais presentes no estádio ecoaram o grito de “é campeão”, pois o Náutico e Grêmio empatavam em 0 a 0. 

Já com a taça simbólica em mãos, o atacante Carlinhos Bala fazia a festa e dava a famosa volta olímpica em torno do campo, quando o time de Porto Alegre marcou um gol e venceu os alvirrubros pelo placar de 1 a 0, em jogo que ficou conhecido como a Batalha dos Aflitos. O Timbu perdeu dois pênaltis e os gaúchos chegaram a ter quatro jogadores a menos durante parte do confronto. 

Aquele time do Santa Cruz era formado por destaques: goleiro Cléber, laterais Osmar e Xavier, zagueiros Carlinhos Paulista e Valença, volantes Júnior Maranhão e Andrade, meias Lecheva e Rosembrick e os atacantes Carlinhos Bala e Reinaldo. Jogadores que entraram na história do clube. Naquela época, a Série B tinha outra forma de disputa. A última fase era um quadrangular final (Santa Cruz, Grêmio, Portuguesa/SP e Náutico) e só dois times subiam de divisão. 

O JOGO

Aos 19 minutos do primeiro tempo, o angolano Johnson, que chegou a defender o tricolor em 2007, invadiu a área e foi derrubado por Carlinhos Paulista. O árbitro Heber Roberto Lopes marcou o pênalti e o atacante Cléber aproveitou para abrir o placar. Ainda na etapa inicial, o Santa conseguiu virar a partida. Aos 38, Carlinhos Bala fez uma bela jogada pelo lado direito do campo, cruzou rasteiro para o centroavante Reinaldo dominar a bola e finalizar no ângulo do goleiro Gléguer. O empate em 1 a 1 garantia o acesso à Série A, mas logo depois veio a virada. Pela esquerda, Rosembrick jogou a bola na área e novamente Reinaldo, livre de marcação, cabeceou para o fundo das redes, marcando o segundo gol e deixando a torcida coral em êxtase. 

No segundo tempo, o Santa Cruz pressionou, colocou bola na trave, mas administrou o placar de 2 a 1 até o apito final, assegurando uma vaga na elite do futebol brasileiro. Depois daquele acesso, foram três rebaixamentos consecutivos, da Série A, em 2006, até a 4ª e última divisão do futebol brasileiro, no ano de 2009, o clube entrou no fundo do poço. Há seis anos, ficou sem divisão e chegou ao maior abismo da história do futebol. Classificou-se para disputar a recém-criada Série D, onde passou três anos. Os momentos de tristeza não tiraram um fio de esperança dos torcedores corais. Durante esse tempo, o cenário era de sofrimento, dor e carência. Os tricolores contribuíram diretamente no resgate do clube, que hoje está de volta ao cenário nacional.

CONFIRA A FICHA DO JOGO:

Campeonato: Campeonato Brasileiro da Série B/ fase final
Data: 26/11/2015
Hora: 16:00
Local: Recife (PE)
Estádio: Arruda
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa – PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa – PR) e Rogério Carlos Rolim (PR)
Renda: R$ 414.583,00
Público: 63.978

SANTA CRUZ
Escalação: Cléber; Osmar, Carlinhos Paulista, Valença e Xavier; Júnior Maranhão, Andrade, Lecheva (Adriano) e Rosembrick (Leonardo); Carlinhos Bala e Reinaldo
Técnico: Givanildo de Oliveira
Gols: Reinaldo, aos 38min e 41min do primeiro tempo
Cartões Amarelos: Carlinhos Paulista e Carlinhos Bala

PORTUGUESA/SP
Escalação: Gléguer; Wilton Goiano (Mendes), Du Lopes, Sílvio Criciúma e Leonardo; Almir, Rafael Toledo (Celsinho), Cléber e Alexandre; Leandro Amaral (Oliveira) e Johnson
Técnico: Giba
Gol: Cléber, aos 20min do primeiro tempo
Cartões Amarelos: Leonardo, Wilton Goiano, Johnson e Oliveira
Cartão Vermelho: Thiago 

OUÇA OS GOLS NA VOZ DE AROLDO COSTA

Foto: CoralNET

Compartilhe:

Há exatos dez anos, o Santa Cruz virava sobre a Portuguesa e conquistava o acesso à Série A

* Os comentários são de total responsabilidade dos internautas. Não toleramos mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.