Coralnet.com.br - Página principal

Com o Santa Cruz das arquibancadas para o Mundo - desde 1996

Plantão de Notícias

88,2857142857143

Classifique:

Futebol Profissional

Com calendário cheio em 2016, Santa Cruz disputa quatro competições e sonha com Sul-Americana

Publicado: sexta-feira,4 de dezembro de 2015, às 13:47
Por: Daniel Lima

Nesta temporada, o Santa Cruz sofreu em termos de competições. Durante o ano, disputou apenas o Campeonato Pernambucano, quando sagrou-se campeão, e o Brasileiro da Série B, conseguindo ascender da Segunda Divisão para a elite do futebol. A classificação à final do estadual deste ano, contra o Salgueiro, garantiu o retorno às Copas do Nordeste e do Brasil de 2016. Fato bastante comemorado pelas Repúblicas Independentes do Arruda, já que o clube irá participar de quatro campeonatos no ano que vem.

Além disso, a conquista do vice-campeonato da Série B abriu a possibilidade do Santa ganhar uma vaga inédita na Copa Sul-Americana 2016. Ou seja, existe a chance de jogar cinco competições na próxima temporada. O calendário será cheio e importante para o clube, que aumentará a visibilidade, dando brecha para firmar novas parcerias com patrocinadores, terá mais receita  por estar participando dos campeonatos, maior renda de bilheteria, já que jogará mais partidas. Ainda por cima, pode deixar os cofres mais gordos com premiações, caso vença algum torneio ou consiga uma boa colocação. Também uma boa quantia, que gira em torno de milhões, de cota da TV.

A ausência do Mais Querido no regional e na Copa do Brasil disputados este ano causou um prejuízo enorme, tanto financeiro como técnico. Considerando somente as cotas da primeira fase das competições, o clube deixou de ganhar R$ 565 mil. De resto, chegou a ficar sem jogar uma partida oficial duas vezes durante 15 dias.

A Federação Pernambucana de Futebol tem direito a três vagas nas duas copas. Em 2014, o Santa Cruz foi eliminado do Campeonato Pernambucano na semifinal, pelo Sport Recife, que acabou com o sonho do tetracampeonato estadual e tirou o clube do Nordestão e da Copa do Brasil deste ano.

Entenda como o Santa Cruz pode chegar à Sula:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode colocar oito times na Sul-Americana. Desses, um da Copa do Nordeste (de 2016) e o outro da Copa Verde (neste caso de 2015, o Cuiabá/MT). As seis vagas restantes são preenchidas via Campeonatos Brasileiros. Do quinto ou quarto (a depender se vai haver G4 ou G5) até o lanterna da Primeira Divisão - que, vale lembrar, não se classifiquem para as oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem - têm chances de se qualificar para a Sula de 2016.

O detalhe é que os rebaixados deste ano à Série B ficam no final da fila e a preferência é das quatro equipes que conquistaram o acesso à elite nesta temporada - Botafogo, Santa Cruz, Vitória/BA e América/MG. O exemplo é a Ponte Preta/SP, que no ano passado não disputou a elite, mas foi vice da Série B, sendo beneficiada pela classificação de nove dos times que não foram rebaixados no Brasileirão.

Compartilhe:

Com calendário cheio em 2016, Santa Cruz disputa quatro competições e sonha com Sul-Americana

* Os comentários são de total responsabilidade dos internautas. Não toleramos mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.