Coralnet.com.br - Página principal

Com o Santa Cruz das arquibancadas para o Mundo - desde 1996

Plantão de Notícias

38,625

Classifique:

Futebol Profissional

Milton Mendes é o único técnico da escola portuguesa que continua em ação na Série A

Publicado: terça-feira,26 de julho de 2016, às 11:07
Por: Redação CoralNET

Três times brasileiros apostaram em técnicos da escola portuguesa, mas só um deles continua disputando a Série A: Milton Mendes, hoje comandando o Santa Cruz. Os portugueses Sérgio Vieira, ex-América/MG, e Paulo Bento, que foi demitido do Cruzeiro/MG após não resistir a série de maus resultados, não conseguiram ter sucesso na aventura no Brasil. Apesar de não ser português, o treinador coral construiu em Portugal a maior parte da sua carreira como atleta e o início da de técnico. Além disso, tem residência própria no país europeu.

Por coincidência, os pernambucanos derrubaram os técnicos portugueses. No dia 17 deste mês, o Santa goleou o lanterna América/MG pelo placar de 3 a 0 e Sérgio Vieira foi demitido logo depois da derrota no estádio Independência, em Minas Gerais. No último domingo (24), o Sport venceu o Cruzeiro/MG por 2 a 1, no Mineirão, e um dia depois Paulo Bento saiu do clube mineiro.

No confronto das escolas portuguesas, o técnico Milton Mendes levou a melhor em todos eles. Primeiro, atropelou o Cruzeiro/MG por 4 a 1, no Arruda, na 3ª rodada da Série A. Depois, ganhou do América/MG, que demitiu o seu treinador Sérgio Vieira na ocasião.

MILTON MENDES

O técnico atual do Santa Cruz, de 51 anos de idade, jogou no Vasco da Gama/RJ de 1984 a 1987 . À época, era volante de origem, mas também atuava como lateral e zagueiro. Logo depois, foi emprestado ao Criciúma/SC até sair do Brasil para Portugal, onde jogou de 1987 até 2002, quando pendurou as chuteiras. Lá, passou por clubes como o Belenenses e o União da Madeira. Como técnico, já dirigiu a Ferroviária/SP e o Atlético/PR no ano passado, além de uma passagem pelo Kashiwa Reysol, do Japão.

PAULO BENTO

Aos 43 anos de idade, o português tem um currículo mais vasto que o de Milton Mendes. Paulo Bento dirigiu o Sporting-POR de 2005 a 2009. A partir de 2010, treinou a seleção de Portugal até o ano de 2014. O Cruzeiro/MG foi o terceiro desafio do técnico na carreira.

SÉRGIO VIEIRA

Assim como Milton Mendes, Sérgio Vieira, de 33 anos da idade, teve formação em escola de futebol portuguesa e além do América/MG dirigiu o Atlético/PR, o Guaratinguetá e a Ferroviária/SP. No ano passado, os técnicos se encontraram no Atlético/PR, quando Vieira veio para o futebol brasileiro para substituir Mendes na ocasião. Ambos são da mesma escola que formou José Mourinho, hoje treinador do Manchester United.

Foto: CoralNET

Compartilhe:

Milton Mendes é o único técnico da escola portuguesa que continua em ação na Série A

* Os comentários são de total responsabilidade dos internautas. Não toleramos mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.