Coralnet.com.br - Página principal

Com o Santa Cruz das arquibancadas para o Mundo - desde 1996

Plantão de Notícias

68,6666666666667

Classifique:

Futebol Profissional

Santa Cruz vacina jogadores do elenco contra caxumba e os próximos serão os funcionários do clube

Publicado: sexta-feira,4 de novembro de 2016, às 10:18
Por: Daniel Lima

Os jogadores do elenco do Santa Cruz foram vacinados contra caxumba. O primeiro a contrair a doença, no mês de setembro, foi o meia Renatinho. Depois dele, mais três jogadores acabaram pegando – Matías Pisano, Danny Morais e Neris, respectivamente. Além dos atletas, os funcionários do clube também serão imunizados. A transmissão do vírus começa cerca de três dias antes do paciente apresentar os sintomas da papeira e a vacina precisa de tempo para estimular o corpo a produzir anticorpos (a defesa).

Auxiliado pela secretaria municipal de Saúde, o Departamento Médico do Santa disse que o ideal seria vacinar todo o elenco e a comissão técnica logo depois do primeiro caso. Mas quando Renatinho foi diagnosticado com a doença o time estava prestes a iniciar uma maratona de viagens - entre São Paulo, Panamá, Bogotá-COL, Medellín-COL e Florianópolis – e por isso ficou impossibilitado de tomar a medida necessária.

Além dos jogadores e dos membros da comissão técnica, os familiares dos atletas que pegaram caxumba foram vacinados. “A vigilância epidemiológica foi três vezes ao clube vacinar e foi na casa dos atletas fazer o bloqueio vacinal dos familiares”, afirmou Rodrigo Arruda, médico do Santa Cruz. Segundo ele, a Região Metropolitana do Recife atingiu um surto da doença, sendo 11% dos casos nos bairros da Zona Norte, incluindo o Arruda e sua vizinhança.

“Em emergências chegam muitas pessoas até com complicações. A doença é transmitida pelo ar, principalmente por gotículas respiratórias. É de alta transmissibilidade. Quem tem contato com pessoas com caxumba são mais suscetíveis”, explicou Rodrigo Arruda. Só este ano, no Recife, já foram notificados 32 casos. O que chama atenção é que em 2015 nenhuma ocorrência foi registrada.

O Santa Cruz iniciou um levantamento entre todos os funcionários do clube, de cada setor, para detectar as pessoas que nunca tiveram caxumba e nem foram vacinadas. A princípio, a ideia é imunizar todo o quadro pessoal nos próximos dias.

Compartilhe:

Santa Cruz vacina jogadores do elenco contra caxumba e os próximos serão os funcionários do clube

* Os comentários são de total responsabilidade dos internautas. Não toleramos mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.