Coralnet.com.br - Página principal

Com o Santa Cruz das arquibancadas para o Mundo - desde 1996

Plantão de Notícias

68,6666666666667

Classifique:

Futebol Profissional

Muitos clássicos e turno único na primeira fase: entenda o novo formato do Nordestão

Publicado: terça-feira,15 de janeiro de 2019, às 12:37
Por: Alexandre Ricardo

Consolidada como uma das maiores competições do primeiro semestre, a Copa do Nordeste chega a sua sétima edição, desde que voltou ao calendário do futebol brasileiro, em 2013. E nestta temporada, o torneio aposta num regulamento diferente para a primeira fase, tornando o campeonato mais atrativo.

Nos últimos anos, as 16 equipes participantes eram separadas em quatro ou cinco grupos, classificando as oito melhores campanhas para as quartas de final, iniciando o sistema eliminatório. Em 2019, foram dispostos dois grupos, com oito times cada. Ao invés de seis jogos, enfrentando três adversários num sistema de ida e volta, cada clube atuará oito vezes, em jogos só de ida. 

O Santa Cruz, por exemplo, pertence ao Grupo A. Porém, o novo regulamento faz com que o time tricolor enfrente os oito componentes do Grupo B. O sistema de pontuação faz com que as equipes não possam duelar contra os adversários da mesma chave, elevando o grau de emoção na disputa pelas quatro primeiras posições, que dão vaga para a próxima etapa. 

Para garantir grandes jogos e possibilitar clássicos locais já na primeira fase, os clubes foram separados conforme seus respectivos estados. São os casos de Santa Cruz e Náutico, Bahia e Vitória, Fortaleza e Ceará, CRB e CSA, Sampaio Corrêa e Moto Club, Sergipe e Confiança, que estão em grupos diferentes e vão se enfrentar na fase classificatória. 

No mata-mata, os duelos de quartas de final e semifinal acontecerão em jogo único, com mando de campo para o time de melhor retrospecto durante todo o campeonato. Apenas a grande decisão ocorrerá em duas partidas. Ao todo, são quatro clubes de Série A (Bahia, Ceará, Fortaleza e CSA), dois de Série B (Vitória e CRB), seis de Série C (Santa Cruz, ABC, Náutico, Sampaio Corrêa, Botafogo/PB e Confiança), e quatro de Série D (Moto Club, Altos, Sergipe e Salgueiro).

Divisão dos grupos da Copa do Nordeste de 2019:

Grupo A - SANTA CRUZ, Vitória/BA, Fortaleza/CE, CRB/AL, Sampaio Corrêa/MA, Sergipe, Salgueiro e Altos/PI
Grupo B - Bahia, Náutico, Ceará, CSA/AL, Moto Club/MA, Confiança/SE, ABC/RN e Botafogo/PB

Disposição dos classificados nas quartas de final: 

1º do Grupo A x 4º do Grupo A
2º do Grupo A x 3º do Grupo A
1º do Grupo B x 4º do Grupo B
2º do Grupo B x 3º do Grupo B

Compartilhe:

Muitos clássicos e turno único na primeira fase: entenda o novo formato do Nordestão

* Os comentários são de total responsabilidade dos internautas. Não toleramos mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.