Coralnet.com.br - Página principal

Com o Santa Cruz das arquibancadas para o Mundo - desde 1996

Plantão de Notícias

51,5

Classifique:

Futebol Profissional

Com seis clubes avançando para o mata-mata, Pernambucano 2020 tem novo formato

Publicado: segunda-feira,18 de novembro de 2019, às 20:54
Por: Alexandre Ricardo

Na tarde desta segunda-feira(18), foi realizado um Conselho Técnico para definir situações realizadas à Série A1 do Campeonato Pernambucano de 2020. Representantes dos dez clubes participantes estiveram na reunião com a Federação Pernambucana de Futebol, chegando a uma definição sobre o regulamento da competição.

Nas últimas duas edições, as equipes se enfrentaram em turno único, avançando oito dos dez times para as quartas de final, com os dois últimos sendo rebaixados. Para tentar evoluir no quesito competitividade, a sugestão aceita foi de dar duas vagas diretas para a semifinal, com quatro clubes, do terceiro ao sexto colocados, disputando as outras duas vagas.

Na primeira fase, o formato permanece o mesmo, com todas as equipes se enfrentando em turno único. O campeonato tem início programado para o dia 18 de janeiro, com 45 partidas ao longo de nove rodadas. Os cinco melhores colocados do Estadual de 2019 vão jogar cinco vezes como mandantes e outras quatro na condição de visitantes. Quinto lugar, o Santa Cruz terá essa vantagem.

Nas quartas de final, o terceiro colocado na primeira fase enfrenta o sexto, assim como o quarto mede forças com o quinto. As eliminatórias serão disputadas em jogo único, com decisão indo para os pênaltis em caso de empate. Os quatro últimos lugares da etapa classificatória vão para um "quadrangular da morte", definindo os rebaixados para a Série A2.

Na semifinal, o líder e o vice-líder da primeira fase jogarão em casa, disputando uma vaga na decisão. Apenas a final será promovida no formato e ida e volta, com a taça sendo disputada em 180 minutos. Ao todo, o campeão entrará em campo 12 vezes (ou 13, se disputar as quartas de final). Quem levantar o troféu garante a vaga direta para o Nordestão de 2021, com outros três lugares reservados para a Copa do Brasil e a Série D.

Quem representou o Santa Cruz na reunião foi o presidente Constantino Júnior, que aprovou o regulamento, falando exatamente do aumento no nível de competitividade, já que antes 80% dos clubes passavam para o mata-mata. Agora, a expectativa fica por conta da divulgação da tabela.

Clubes participantes do Pernambucano de 2020:

Oito remanescentes do Estadual de 2019 - Sport Recife, Náutico, Afogados, Salgueiro, SANTA CRUZ, Central, Vitória das Tabocas e Petrolina
Campeão e vice da Série A2 de 2019 - Decisão e Retrô

Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Compartilhe:

Com seis clubes avançando para o mata-mata, Pernambucano 2020 tem novo formato

* Os comentários são de total responsabilidade dos internautas. Não toleramos mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.