Coralnet.com.br - Página principal

Com o Santa Cruz das arquibancadas para o Mundo - desde 1996

Plantão de Notícias

34,3333333333333

Classifique:

O Clube

Morre Nereu Pinheiro, técnico do acesso coral à Série A, em 1999

Publicado: quinta-feira,12 de dezembro de 2019, às 10:35
Por: Alexandre Ricardo

Neste dia 12 de dezembro de 2019, são completados exatos 20 anos de um dos capítulos mais importantes da história do Santa Cruz Futebol Clube: o acesso à Série A, em 1999. E em mais uma das tristes coincidências da vida, o treinador daquela equipe, Nereu Pinheiro, acabou não resistindo a um tumor na cabeça e teve morta constatada nesta manhã, por volta das 8h10, num hospital da Zona Norte do Recife.

Além do Santa Cruz, o técnico também teve uma passagem marcante pelo Sport Recife, onde foi vice-campeão da Copa do Brasil de 1989. Com nome cravado na história do futebol local, também é conhecido por revelar diversos jogadores que despontaram dentro e fora de Pernambuco, como Juninho Pernambucano, Sandro Barbosa, Russo e Chiquinho.

Em 1999, o Mais Querido montou uma equipe com diversos jogadores experientes. Entre eles, o volante argentino Mancuso, uma das maiores contratações da década de 90. Depois do insucesso no Estadual e do mau início na Série B, Nereu Pinheiro foi contratado, apostando nos pratas da casa para reerguer o Time do Povo. Na época, a Segundona era disputada em outro formato.

Classificado como oitavo colocado da primeira fase, ocupando a última vaga reservada para o mata-mata, o Santa Cruz despachou o São Caetano com direito a jogo extra, depois de vencer a ida por 1x0 e perder a volta pelo placar de 4x3. No quadrangular final, a Cobra Coral subiu junto com o Goiás, fazendo com que Bahia e Vila Nova/GO permanecessem na Série B.

Fora daqui, Nereu Pinheiro trabalhou em clubes como Confiança/SE, Sergipe e Treze de Campina Grande/PB. Em 2018, foi homenageado ao comandar a Seleção Pernambucana, num amistoso festivo contra as Lendas do Barcelona, da Espanha, em jogo promovido na Arena de Pernambuco. O problema no cérebro foi diagnosticado em agosto deste ano, com quatro meses de tratamento intensivo.

Informações de velório e sepultamento ainda não foram divulgadas pela família. Em sua conta oficial no twitter, o Mais Querido escreveu: " O Santa Cruz Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento do ex-treinador Nereu Pinheiro. Comandante coral no acesso em 1999, Nereu teve grandes passagens pelo Mais Querido. Nossos sentimentos à família deste grande profissional e apaixonado pelo futebol ".

Compartilhe:

Morre Nereu Pinheiro, técnico do acesso coral à Série A, em 1999

* Os comentários são de total responsabilidade dos internautas. Não toleramos mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.